Centro Espírit​a Perdão e ​Caridade

cursos e estudos

Por favor consulte as respetivas descrições abaixo para verificar os pré-requesitos de cada curso.
INSCREVA-SE ONLINE AQUI (requer login prévio a uma conta Google). 
Apenas no caso de dificuldade (sem email etc.) deve de utilizar a alternativa em suporte papel. Para tal, DESCARREGUE AQUI o formulário de inscrição. 
Este deve de ser entregue no Centro Espírita depois de preenchido.

CURSOS DE FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA
Curso Básico de Espiritismo Curso Evangelho Segundo o Espiritismo Curso educação da Mediunidade I Curso educação da Mediunidade II
Para os interessados ou iniciados que pretendam conhecer o Espiritismo nos seus aspetos fundamentais. As explicações dos Espíritos Superiores sobre as lições que Jesus, modelo e guia da humanidade, deixou há 2000 anos e que o Espiritismo consigna nas suas bases.
Conforme curso FEB, apoiado nas obras codificadas por Allan Kardec e complementares.

Conforme curso FEB, apoiado nas obras codificadas por Allan Kardec e complementares.

40 aulas fundamentadas nas obras da Codificação. 40 aulas fundamentadas na obra "O Evangelho Segundo o Espíritismo". 35 aulas fundamentadas no estudo da prática mediúnica espírita 35 aulas fundamentadas no estudo da prática mediúnica espírita
Destinado aos interessados em conhecer os fundamentos do Espiritismo.  Destinado aos trabalhadores e participantes do Centro Espírita.
Destinado aos trabalhadores e participantes do Centro Espírita.
Destinado aos trabalhadores e participantes do Centro Espírita.
Pré-requisitos:
- Curso Básico de Espiritismo
Pré-requisitos:
- Curso Básico de ​Espiritismo
- Curso Evangelho Segundo o ​Espiritismo
Pré-requisitos:
- Curso Básico de ​Espiritismo
- Curso Evangelho Segundo o ​Espiritismo
- Curso Educação da Mediunidade I
4ªs feiras 
19h30 - 21h00
4ªs feiras 
19h30 - 20h45
5ªs feiras 
19h00 - 20h00
5ªs feiras 
20h30 - 21h30
Início 
6 de Outubro de 2021
Início 
6 de Outubro de 2021
Início 
7 de Outubro de 2021
Início 
7 de Outubro de 2021
GRUPOS DE ESTUDO 
Grupo de Estudos ESPÍRITAS Camilo Grupo de Estudos
 André Luiz
Grupo de estudos herculano pires grupo de estudos francisco de assis Projeto 
medicina e espiritismo
Estudo do Espiritismo nas vertentes científica, religiosa e filosófica, através das obras Kardecistas. Debate de temas doutrinários e actuais na perspectiva espírita, com apresentações feitas pelos frequentadores e com posterior discussão em grupo. Estudo do Espiritismo nas vertentes científica, religiosa e filosófica, através das obras Kardecistas. Debate de temas doutrinários e actuais na perspectiva espírita, com apresentações feitas pelos frequentadores e com posterior discussão em grupo.
Estudo das obras espíritas complementares como as psicografadas por Chico Xavier, Divaldo Franco, Yvonne Pereira e outras como  Léon Denis, Gabriel Delanne, Deolindo Amorim, Raul Teixeira e o eminente Herculano Pires. Estudo do Espiritismo nas vertentes científica, religiosa e filosófica, através das obras Kardecistas. Debate de temas doutrinários e actuais na perspectiva espírita, com apresentações feitas pelos frequentadores e com posterior discussão em grupo. Tem como objetivo essencial, o estudo das obras de André Luiz e de outras obras espíritas consideradas de real valor, que permitam abordagem aos conhecimentos da ciência médica e psicológica, entre outras áreas, e o  estabelecimento de pontes entre a ciência e a espiritualidade como forma de fundamentação das premissas espíritas.
Objetiva igualmente o estudo contínuo das obras Kardecistas como forma de fundamentação dos estudos porvindouros que vierem a ser realizados.
Podem integrar este grupo aqueles que conheçam a Doutrina nos seus aspectos fundamentais, através do estudo das obras de Allan Kardec. Interactividade, participação, aprendizagem contínua e amizade têm sido os objectivos alcançados. Podem integrar este grupo aqueles que conheçam a Doutrina nos seus aspectos fundamentais, através do estudo das obras de Allan Kardec. Interactividade, participação, aprendizagem contínua e amizade têm sido os objectivos alcançados. Destina-se, primordialmente, a quem demonstre possuir os conhecimentos básicos da codificação espírita, pelo que os estudantes dos grupo de iniciação ao Espiritismo, Evangelho e  Estudo e Educação da Mediunidade, poderão, se assim o desejarem, participar neste grupo de trabalho.
Podem integrar este grupo aqueles que conheçam a Doutrina nos seus aspectos fundamentais, através do estudo das obras de Allan Kardec. Interactividade, participação, aprendizagem contínua e amizade têm sido os objectivos alcançados.

Destinado a Jovens Adultos dos 22 aos 30 anos.
Trabalho aberto a todos os interessados dentro das áreas médicas, terapêuticas e da saúde em geral.
Sábados das 18h00 - 19h30 Sábados das 18h00 - 19h30 2ªs feiras das 18h15 - 19h30 Sábados das 14h30 - 15h45 Todos os 1º Domingos do Mês, entre as 15h e 16h30
ESTUDO ABERTO DA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA
Estudo ininterrupto da Codificação Espírita - presencial com transmissão via Zoom.

Zoom:  clique para entrar
Zoom ID: 83620317803   
Senha: 000744  
Aberto a todos os interessados. Sem restrições ou pré-requesitos.
Sábados das 18h00 - 19h30

"Lamentavelmente, não são poucas as pessoas que se acercam do Movimento Espírita, desinformadas, e pretendem submeter a Doutrina ao talante das suas opiniões, teimando por fazê-la parecer equacionador mágico de problemas secundários, que a cada um cumpre solucionar, ou à cata de prodígios, ou sustentado por superstições e quejandos... Negam-se ao estudo sistemático do Espiritismo, preferindo leituras rápidas, nas quais não se aprofundam, mesmo quando lêem, dizendo-se dececionadas com facilidade leviana, apressadas apenas pelas cogitações socioeconómicas e materiais de outros géneros.     
  
O Espiritismo, graças ao seu tríplice aspeto, atende a todos os tipos de necessidade do homem terreno, oferecendo campo de reflexões e respostas em todas as áreas do conhecimento. Numa síntese perfeita, as facetas, sob as quais se revela, abrangem o campo da investigação científica, projetando luz nas causas das problemáticas e dirimindo suposições e sofismas em torno do milagre, do desconhecido, do sobrenatural, que passam a ocupar os lugares próprios.       
 
Sua sonda vem sendo aprofundada, desde Allan Kardec, na génese das realidades humanas e nas causas espirituais da vida, contribuindo eficazmente para a eliminação dos mitos e tabus contra os quais luta a ciência, verdadeiro coadjutor desta, que nele encontra a razão fundamental de que necessita. Ao mesmo tempo, o seu conteúdo filosófico sustenta o edifício de uma lógica irretorquível, decorrência natural dos factos examinados, em proposições vigorosas, possuindo conteúdo idealista insuperável. Como efeito imediato, a sua ética se estrutura na moral do Cristo e dos Seus apóstolos, sendo religião de amor e caridade, que a fé racional sustenta e conduz.      
  
Separá-lo de qualquer uma das suas faces é o mesmo que o desfigurar, não obstante possa ser vivenciado conforme a capacidade e evolução de cada um, que afina com este ou aquele ângulo, sem prejuízo das demais partes, que lhe formam o corpo doutrinal, harmónico e completo."  

- Bezerra de Menezes, da obra "Nas fronteiras da loucura" de Manoel P. de Miranda e Divaldo P. Franco