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"Lamentavelmente, não são poucas as pessoas que se acercam do
Movimento Espírita, desinformadas, e pretendem submeter
a Doutrina ao talante das suas opiniões, teimando por fazê-la parecer
equacionador mágico de problemas secundários, que a cada um cumpre solucionar,
ou à cata de prodígios, ou sustentado por superstições e quejandos... Negam-se
ao estudo sistemático do Espiritismo, preferindo leituras rápidas, nas quais
não se aprofundam, mesmo quando lêem, dizendo-se dececionadas com facilidade
leviana, apressadas apenas pelas cogitações socioeconómicas e materiais de
outros géneros.
O Espiritismo, graças ao seu tríplice aspeto, atende a todos os tipos de
necessidade do homem terreno, oferecendo campo de reflexões e respostas em
todas as áreas do conhecimento. Numa síntese perfeita, as facetas, sob as quais
se revela, abrangem o campo da investigação científica, projetando luz nas
causas das problemáticas e dirimindo suposições e sofismas em torno do milagre,
do desconhecido, do sobrenatural, que passam a ocupar os lugares
próprios.
Sua sonda vem sendo aprofundada, desde Allan Kardec, na génese das realidades
humanas e nas causas espirituais da vida, contribuindo eficazmente para a
eliminação dos mitos e tabus contra os quais luta a ciência, verdadeiro
coadjutor desta, que nele encontra a razão fundamental de que necessita. Ao
mesmo tempo, o seu conteúdo filosófico sustenta o edifício de uma lógica
irretorquível, decorrência natural dos factos examinados, em proposições
vigorosas, possuindo conteúdo idealista insuperável. Como efeito imediato, a
sua ética se estrutura na moral do Cristo e dos Seus apóstolos, sendo religião
de amor e caridade, que a fé racional sustenta e conduz.
Separá-lo de qualquer uma das suas faces é o mesmo que o desfigurar, não
obstante possa ser vivenciado conforme a capacidade e evolução de cada um, que
afina com este ou aquele ângulo, sem prejuízo das demais partes, que lhe formam
o corpo doutrinal, harmónico e completo."
- Bezerra de Menezes, da obra "Nas fronteiras
da loucura" de Manoel P. de Miranda e Divaldo P. Franco