Centro Espírit​a Perdão e ​Caridade

ATIVIDADES DOUTRINÁRIAS

FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

A Formação Doutrinária é um dos pilares de trabalho mais importantes e representa uma forte aposta do Centro Espírita Perdão e Caridade, para a formação e educação dos valores, estrutura e bases do Espiritismo.    

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) que inclui todos os cursos de formação doutrinária do CEPC, pretende fornecer um estudo estruturado, sistematizado e detalhado sobre a Doutrina Espírita e os seus princípios básicos, tendo como referência a Codificação Espírita de Allan Kardec. Estes cursos são dirigidos a todas as pessoas que desejem efetuar um estudo sério e metódico da Doutrina Espírita, sejam trabalhadores, frequentadores ou interessados pelo Espiritismo.   

Cada curso é composto por um programa de aulas bem definido, calendarizado com a duração de um ano letivo, sempre com início na primeira semana do mês de outubro de cada ano.   

Os Grupos de Estudo são áreas de trabalho, focados essencialmente em estudos doutrinários, de reflexão e debate das obras de Allan Kardec e complementares, realizados de forma continuada e mais profunda.   

Os interessados, na sua generalidade, devem ter, para a participação nos Grupos de Estudo, os pré-requisitos de terem frequentado os cursos que integram o ESDE.

Pode consultar os nossos Cursos, Grupos de Estudo e Estudo Público aqui.

PALESTRAS PÚBLICAS

As palestras públicas enquadram-se numa das atividades mais importantes da casa espírita, que visa esclarecer e consolar, a todos os que buscam ajuda e orientação, baseada nos postulados doutrinários. 

Todos os assuntos tratados, sob a égide dos princípios espíritas, encontram-se sustentados nas obras de Allan Kardec e complementares. 

O objetivo essencial é a promoção e divulgação do conhecimento da Doutrina Espírita (ou Espiritismo), em todas as suas vertentes, tendo como consequência, a vivência de seus ensinamentos em seus aspetos práticos.       

“Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.”   Espírito da Verdade, 1860 
(O Evangelho Segundo o Espiritismo)

PASSE MAGNÉTICO E ÁGUA FLUIDIFICADA

Passe Mag​nético

O passe magnético é uma terapia de amor.

É uma terapia de natureza mista cujos fluídos dos bons espíritos conjugam-se com o magnetismo dos passistas, e através da imposição das mãos as energias são direccionadas para os pacientes.

Esta terapia não tem por finalidade substituir os tratamentos ou prescrições médicas a que o paciente esteja a ser submetido.

O essencial na casa espírita como tratamento, é a palestra pública e os estudos doutrinários.

A mudança das atitudes do ser é a melhor terapia. Neste sentido, o passe magnético é sempre uma terapia complementar.   

“É uma transfusão de energias físico - psíquica, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro do bem cede de si mesmo em teu beneficio.”  -Espírito Emmanuel

Água Fluidificada

“E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fresca por ser meu discípulo, em verdade vos digo que, de modo algum, perderá a sua recompensa”.
- Jesus (Mateus, 10:42)

Quando Jesus se referiu à benção do copo de água fria, em Seu nome, não apenas se reportava à compaixão rotineira que sacia a sede comum.Detinha-se o Mestre no exame de valores espirituais mais profundos. A água é dos corpos o mais simples e receptivo da terra. É como que a base pura, em que a medicação do Céu pode ser impressa, através de recursos substanciais de assistência ao corpo e à alma, embora em processo invisível aos olhos mortais. A prece intercessória e o pensamento de bondade representam irradiações de nossas melhores energias.

A criatura que ora ou medita exterioriza poderes, emanações e fluídos que, por enquanto, escapam à análise da inteligência vulgar e a linfa potável recebe a influência, de modo claro, condensando linhas de força magnética e princípios eléctricos, que aliviam e sustentam, ajudam e curam. A fonte que procede do coração da Terra e a rogativa que flui no imo d’alma, quando se unem na difusão do bem, operam milagres. O Espírito que se eleva na direcção do céu é antena viva, captando potências da natureza superior, podendo distribuí-las em benefício de todos os que lhe seguem a marcha. Ninguém existe órfão de semelhante amparo. Para auxiliar a outrem e a si mesmo, bastam a boa vontade e a confiança positiva.

Reconheçamos, pois, que o Mestre, quando se referiu à água simples, doada em nome da Sua memória, reportava-se ao valor real da providência, em benefício da carne e do espírito, sempre que estacionem através de zonas enfermiças. Se desejas, portanto, o concurso dos Amigos Espirituais, na solução de tuas necessidades físico-psíquicas ou dos problemas de saúde e equilíbrio dos companheiros, coloca o teu recipiente de água cristalina, à frente de tuas orações, espera e confia.

"O orvalho do Plano Divino magnetizará o líquido, com raios de amor, em forma de benção, e estarás, então, a consagrar o sublime ensinamento do copo de água pura, abençoado nos Céus".

 - Espírito Emmanuel através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, em “Segue-me”.

DIÁLOGOS ESPÍRITAS

Os Diálogos Espíritas são palestras publicas mensais, que acontecem normalmente, no 1º domingo do mês entre as 17 e as 19 horas.   

A natureza dos assuntos apresentados, nesta atividade pública, é bastante diversificada: desde assuntos na vertente moral, religiosa, temas filosóficos ou trabalhos de índole científica abordados à luz da Doutrina Espírita.  

Após a exposição pública, procura-se estimular o diálogo construtivo entre todos os presentes, e criar uma discussão sadia em torno dos assuntos tratados.

Veja os Diálogos Espíritas aqui.

SEMINÁRIOS  E CONGRESSOS

Tal como qualquer outro seminário ou congresso, o Movimento Espírita também oferece este tipo de contéudo, quer a nível local, regional, nacional e mundial, com vários seminários oferecidos ao longo do ano, reportanto a temas variados, dentro da temática Espírita.

Também se enquadra e se revê no apoio e participação de congressos internacionais, que visam o maior aprendizado sobre a mensagem consoladora que o Espiritismo nos oferece, ao longo de um ou mais dias por evento.

JORNADAS ESPÍRITAS DE LISBOA

As Jornadas Espíritas são eventos anuais com duração de um dia.

O evento tem o formato de seminário mas mais informal, abrangendo ainda formatos de ordem cultural, com oradores convidados, atividades lúdicas, entretenimento e confraternização, reportando a um tema central.

Veja o cartaz para o evento deste ano aqui

REUNIÕES MEDIÚNICAS

É uma atividade privativa, séria, instrutiva, de intercâmbio espiritual integrada por trabalhadores que possuam conhecimento e formação doutrinária compatível com o objetivo da tarefa. Segundo Allan Kardec: “uma reunião só é verdadeiramente séria quando se ocupa de coisas úteis, com exclusão de todas as demais.” 

Tendo como base as lições de Jesus, um dos objetivos principais da tarefa mediúnica é prestar ajuda e esclarecimento aos espíritos sofredores e necessitados, para além de contribuir para o reajuste espiritual de espíritos portadores de várias desarmonias. 

Através dos objetivos elevados que o trabalho se propõe, tendo como orientação a codificação espírita e mais particularmente as diretrizes de “O Livro dos Médiuns” de Allan Kardec, procura-se o esforço de nossa melhoria moral, no exercício da virtude e na ação do bem, para granjear-se a cooperação e o auxilio dos benfeitores espirituais na defesa da tarefa e da casa espírita. 

Ainda segundo Kardec: “uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são a resultante das de seus membros e formam como que um feixe. Ora, este feixe tanto mais força terá quanto mais homogêneo for.”  

As reuniões mediúnicas realizadas na casa espírita, são reservadas aos trabalhadores que delas participam e não se prestam para responder a petitórios particulares, curiosidades vãs ou satisfação de interesses de cunho individual, não esquecendo que o exercício da mediunidade deverá ser equiparado a um “telefone que toca de lá para cá”.

TEMAS PARTILHADOS

Os Temas Partilhados são atividades públicas sob a forma de palestras, que decorrem às 4ªs feiras.    

A casa espírita promove assuntos temáticos mensais de índole doutrinária.    

Os temas propostos, previamente definidos, são diversificados, quer sejam palestras que incidam sobre um tema específico doutrinário (ex.: Aborto, a Reencarnação, Família, Mediunidade, etc.), quer sobre a vida e obra de uma personalidade importante do movimento espírita mundial (Francisco Cândido Xavier, Ivonne Amaral do Pereira ou outros), a divulgação e explanação de assuntos inseridos nas obras Kardecistas, ou outros quaisquer assuntos considerados importantes para a boa divulgação do Espiritismo.    

Dentro destes conteúdos inserem-se também diversas ações de formação que a casa espírita considere úteis promover e divulgar, como sejam o Passe Magnético, Cursos de Expositores, etc., abertos a todos os interessados que pretendam aprofundar e conhecer a Doutrina Espírita.

Esta atividade encontra-se presentemente suspensa devido á atual situação pandémica, mas voltará em breve. Fique atento ás notícias para novas informações.